(国际)东京股市日经股指上涨0.93%

新华社东京6月18日电(记者许缘)在隔夜纽约股市收高及日元持续贬值等利好消息提振下,18日东京股市高开高走,截至收盘时日经225种股票平均价格指数较前一个交易日上涨0.93%。

隔夜纽约股市在良好经济数据提振下上涨。此外,东京股市开盘前,日本财务省公布的5月份贸易逆差额同比下滑8.3%至9090亿日元(约合89亿美元),为连续第二个月逆差额同比收窄。在上述背景下,东京股市18日开盘走高。截至早盘结束时,日经股指较前一个交易日上涨0.42%至15039.05点。

进入午盘,日元汇率持续下跌支撑大盘涨势。当天,东京外汇交易市场日元对美元汇率跌至1美元兑换102.25日元左右,出口关联类股受到提振从而推高大盘涨幅。

当天,证券商品期货及精密仪器等股票领涨,海运业及橡胶制品等股票跌幅靠前。

截至18日收盘,东京股市日经股指上涨139.83点,报收15115.80点。东京证券交易所股票价格指数上涨10.95点,报收1249.15点,涨幅为0.88%。(完)

Um ar impróprio para consumo

A OMS recomenda que a concentração de micropartículas PM 2.5 no ar — um dos poluentes considerados mais lesivos para a saúde — não se situe acima dos 25 microgramas por metro cúbico, em média, por dia. Macau estipula um limite três vezes superior. A discrepância tem um motivo: caso se adotasse o parâmetro recomendado internacionalmente,

“Ex-Procurador poderá vir a ser vítima do cargo que ocupou”

Continua a ser uma incógnita a data e os moldes em que deverá ser retomado o protocolo que vigorava entre a Ordem dos Advogados de Portugal e a Associação dos Advogados de Macau, suspenso desde 2013 e que permitia o reconhecimento recíproco para acesso ao exercício da profissão. Em entrevista ao PLATAFORMA, Jorge Neto Valente

“É a partir de Lisboa que a Nova Rota da Seda pode tomar o barco para as Américas”

Paulo Duarte, investigador do Instituto do Oriente, em Lisboa, é autor de uma tese de doutoramento sobre a iniciativa Faixa e Rota cuja súmula será publicada no final do ano pelo Instituto Internacional de Macau.  - Como é que uma das economias mais protecionistas do mundo convence o resto do mundo de que é a

Um destino de férias improvável, ou talvez não

A primeira vez que o português Walter Figueiredo aterrou em Bissau foi em 2008. A visita a um familiar impunha-se, apesar de a Guiné-Bissau pouco lhe dizer. Uma antiga colónia portuguesa, atormentada por uma instabilidade cíclica e um dos países mais pobres do mundo. “As expetativas eram muito baixas e tinha uma má imagem da Guiné-Bissau”,

Um aliado mais distante do Norte

A tensão política na península coreana está a agravar-se, com novas provocações do regime de Pyongyang e ameaças de novas sanções e mais militares por parte dos Estados Unidos. A China, apoio essencial da Coreia do Norte, tem-se mantido mais em silêncio e há quem leia nessa posição um distanciamento prudente. “Os princípios da política externa

Países lusófonos juntam-se à festa em Fátima

A visita do papa Francisco a Fátima está a suscitar entusiasmo não apenas em Portugal. No espaço de língua portuguesa, as aparições marianas da Cova da Iria, que celebram 100 anos, são veneradas, com dezenas de templos de homenagem a Nossa Senhora de Fátima, e são esperados milhares de peregrinos que falam português vindos de África,