21-fundacao-oriente

FUNDAÇÃO ORIENTE ACEITA CANDIDATURAS PARA PRÉMIO DE ARTES PLÁSTICAS

A Fundação Oriente em Macau volta a atribuir este ano um prémio de artes plásticas no valor de 50 mil patacas, que inclui um mês de residência artística em Portugal para artistas de Macau em início de carreira.

O Prémio Fundação Oriente/Artes Plásticas inclui as vertentes de pintura, escultura, fotografia, gravura, vídeo ou instalação e é destinado a jovens de Macau ou que tenham vivido nos últimos dois anos no território com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos. As candidaturas ao prémio estão abertas até 26 de setembro, refere a instituição em comunicado.

O primeiro prémio, no valor de 50 mil patacas (equivalente a dólares), é atribuído em duas modalidades, com 25.000 patacas a serem entregues ao vencedor quando forem conhecidos os premiados do concurso, e o restante valor pecuniário convertido em apoio para suportar uma residência artística de um mês em Portugal.

Segundo a Fundação Oriente, a residência artística realizar-se-á em 2015, “dando a oportunidade ao vencedor do concurso de estagiar ou trabalhar junto de uma instituição ou instituições artísticas públicas ou privadas”.

Os trabalhos selecionados pelo júri serão apresentados, em novembro, no V Salão de Outono, outro concurso aberto aos residentes e artistas que trabalhem em Macau, nas vertentes de pintura, gravura, escultura, fotografia, instalação e videoarte.

O V Salão de Outono é uma organização da Fundação Oriente e da associação Art for All. As candidaturas estão abertas até 29 de agosto, e os trabalhos serão apresentados, na Casa Garden, entre 07 e 30 de novembro.

A última edição foi participada por 33 artistas locais que apresentaram 71 obras, de acordo com a Fundação Oriente.