musica

“MÚSICA TRADICIONAL” PROMOVE PESQUISA EM TIMOR-LESTE E SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Entidades de quatro países lusófonos – Cabo Verde, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste – estão a desenvolver o projecto “Música Tradicional”, uma iniciativa para a valorização da música tradicional através do envolvimento das respetivas comunidades e do intercâmbio cultural.

Um dos objetivos fundamentais do projecto passa pelo maior conhecimento das práticas associadas à música tradicional, na medida em que, depende deste, a apropriação e a valorização deste património pelas actuais gerações. Com este propósito, os parceiros locais do projeto, Roça Mundo, em São Tomé, e Arte Moris, em Timor, realizaram uma ação de pesquisa e registo sistemático de músicas tradicionais, por forma a melhor conhecer e preservar os instrumentos utilizados, os repertórios, os actores e as suas práticas culturais.

Os registos fotográficos e fonográficos decorreram, sobretudo, junto da população mais idosa, por forma a recolher um conhecimento que, por norma, é passado oralmente entre gerações. A Oficina da Courela, uma associação cultural com sede na Azaruja (Évora, Portugal) e beneficiária do projeto, foi responsável pela conceção do modelo de investigação aplicado às pesquisas, além de colaborar na organização da informação compilada.