musica

“MÚSICA TRADICIONAL” PROMOVE PESQUISA EM TIMOR-LESTE E SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

 

Entidades de quatro países lusófonos – Cabo Verde, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor Leste – estão a desenvolver o projecto “Música Tradicional”, uma iniciativa para a valorização da música tradicional através do envolvimento das respetivas comunidades e do intercâmbio cultural.

Um dos objetivos fundamentais do projecto passa pelo maior conhecimento das práticas associadas à música tradicional, na medida em que, depende deste, a apropriação e a valorização deste património pelas actuais gerações. Com este propósito, os parceiros locais do projeto, Roça Mundo, em São Tomé, e Arte Moris, em Timor, realizaram uma ação de pesquisa e registo sistemático de músicas tradicionais, por forma a melhor conhecer e preservar os instrumentos utilizados, os repertórios, os actores e as suas práticas culturais.

Os registos fotográficos e fonográficos decorreram, sobretudo, junto da população mais idosa, por forma a recolher um conhecimento que, por norma, é passado oralmente entre gerações. A Oficina da Courela, uma associação cultural com sede na Azaruja (Évora, Portugal) e beneficiária do projeto, foi responsável pela conceção do modelo de investigação aplicado às pesquisas, além de colaborar na organização da informação compilada.

 

Artigos relacionados

 
 

“Pensavam que o português não ia servir. Hoje já me dão razão”

Edith Silva diz que o maior desgosto foi não ter conseguido introduzir o português nas escolas, enquanto liderou a Educação. Foi diretora dos Serviços de Educação e Juventude durante oito dos 15 anos que trabalhou no organismo. Integrar o português nas escolas foi uma das lutas que começou, mas sem sucesso. Hoje, sublinha, dão-lhe razão.

SJM: Aumentos só para alguns

Trabalhadores não-residentes da SJM voltaram a ser excluídos de aumentos salariais. A operadora diz não haver discriminação e promete aumentá-los. A presidente da Associação Novo Macau para os Direitos dos Trabalhadores do Jogo diz que há residentes que também não foram aumentados. Não-residentes da Sociedade de Jogos de Macau (SJM) voltaram a ficar de fora

Pontapé de saída na China de olho em Macau

Empresa britânica ligada ao futebol quer organizar eventos em Macau. A Soccerex entrou na China esta semana com uma conferência e exposição em Zhuhai.  A Soccerex, uma das maiores empresas de eventos empresariais ligados ao futebol, está interessada em entrar no mercado de Macau, como parte da sua estratégia para a República Popular da China.

Patriotismo e integração

Reforço dos valores patrióticos e do projeto de integração de Macau na zona da Grande Baía estiveram em foco na sessão de Perguntas e Respostas do Chefe do Executivo na Assembleia Legislativa.  Cinco meses após as Linhas de Ação Governativa, o Chefe do Executivo, Chui Sai On, regressou à Assembleia Legislativa, na terça-feira 17 de

A Europa entre Washington e Pequim

Lisboa foi palco de um debate sobre as relações Europa-China. No Museu do Oriente discutiu-se como Bruxelas se poderá aliar ou não a Washington e a Tóquio para obter uma melhor balança com Pequim. A Europa está numa encruzilhada. Com a saída do Reino Unido num horizonte próximo, prepara-se para viver com um novo orçamento.

“Neoliberalismo desenfreado” versus “socialismo escalavrado”

Cabo Verde está, por estes dias, envolvido num debate sobre a visão política que melhor serve o futuro do país, depois de o ex e o atual primeiro-ministro se terem envolvido numa troca de acusações.  José Maria Neves diz que o Governo tem uma visão de desenvolvimento do país assente num “neoliberalismo desenfreado”, enquanto Ulisses